5 dicas para não falhar em sua Landing Page

Em 19 de Setembro de 2020
5 dicas para não falhar em sua Landing Page

Como já explicamos aqui, no blog da Landing Page Que Vende, essa página do seu site pode ser o principal aliado na estratégia de conversão dos visitantes em leads, além de ser um fator de importância para o sucesso da sua própria loja virtual, mas também requer estudo e dedicação.

Ao embarcar nessa estratégia, os mais desavisados que não sabem como funciona a Landing Page podem se frustrar com resultados de conversão, já que existem erros recorrentes que podem impactar diretamente nos resultados da página.

Para que você possa acertar definitivamente na estratégia de marketing com uso de Landing Pages, confira as 5 falhas mais recorrentes e quais as soluções para melhorar o desempenho e conversão.

 

1. Poluição visual

Faça a curadoria do conteúdo que será introduzido na Landing Page, pois ele é tão importante quanto a própria existência da página.

Uma boa Landing Page deve ser objetiva, de fácil entendimento, capaz de oferecer e cumprir uma promessa. No entanto, o excesso de informações pode dispersar a atenção do leitor e gerar preguiça, fazendo com que saia imediatamente da página. Como já dizia o dito popular, “menos é mais”.

 

2. Excesso de campos para preencher informações

Você já acessou uma Landing Page onde teve que preencher tantos dados que achou que estava fazendo uma entrevista? Sim, o excesso de campos para preencher informações torna-se exaustivo e desanimador.

Filtre os dados que considera importante para a sua base. Será que é relevante questionar, por exemplo, todo o histórico escolar se apenas o grau de escolaridade atual importa? Dê preferência a informações básicas e facilite a boa experiência do usuário.

 

3. Chamada para ação ruim

Dependendo do conteúdo ou layout presente na Landing Page, a ação que o leitor deve tomar não é tão óbvia quanto se imagina. Um simples chamado escrito “clique no botão”, por exemplo, pode ser incompreensível se houver muitas opções ou nenhum botão.

Pense na linguagem que usará e, sempre que possível, valide com colegas ou pessoas próximas. Um bom CTA (“call to action”) deve ser compreendido por todos, seja um gênio ou o maior dos leigos.

 

4. Conteúdo sem foco na persona

Para poder gerar leads qualificados com as Landing Pages, é necessário pensar em uma estratégia de marketing com foco total na persona.

Entender o perfil do seu cliente em potencial será relevante para determinar a linguagem, identidade visual e os possíveis gatilhos mentais que vão impulsionar a conversão.

Assim como no CTA, o conteúdo deve ser objetivo e de fácil compreensão.

 

5. Falta de acompanhamento dos resultados

Não basta criar a Landing Page e trabalhar em sua divulgação, é necessário acompanhar as métricas e os resultados.

Como está o desempenho da página? Qual a média de tempo que o visitante passa dentro dela? Qual a taxa de cliques para baixar o arquivo ou comprar o produto final? Tudo precisa ser planejado, mensurado e aproveitado como insight em estratégias futuras, afinal, quem não sabe a causa, não consegue repetir o efeito. E, é claro, se o efeito for ruim, você não vai querer repetir, não é verdade?!

 

Achou esse conteúdo útil? Deixe o seu comentário e nos conte sobre a sua experiência com a criação de Landing Pages.

 

Por Quezia Barbosa

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