Ultimamente, o dropshipping tem se tornado um modelo de negócios cada vez mais popular entre os novos empreendedores. Com tanto investimento, o profissional deve encontrar formas de destacar a sua loja das demais, aumentando as chances de venda e mantendo competitividade.
Como eu posso fortalecer e destacar a minha marca dentro do mercado? Quais etapas deve seguir para ter uma loja de sucesso? As dicas a seguir ajudaram a direcionar as ações da sua loja e estabelecer uma estratégia sólida.
Pesquisa de Mercado
Já se perguntou o motivo real para as pessoas procurarem por determinado produto ou a sua loja? Se ainda não tem a resposta na ponta da língua, realizar uma pesquisa de mercado será a primeira etapa para entender quem são os seus clientes, suas dores e oportunidades para resolver essas necessidades.
A pesquisa de mercado não ajuda somente a responder questões, mas a direcionar a estratégia da sua marca. Entender quem é o público e o que ele espera de você reduzirá custos com tentativas de entregar o produto ao público certo, além de melhorar o seu tráfego.
Identidade Visual e Linguagem
Os elementos visuais que compõem sua marca tem um apelo maior à estética e ajudam a cativar o público por meio das imagens, ou seja, abrange as paletas de cores, fontes, logotipo e a técnica criativa. Já a linguagem, dita o tom de voz de suas campanhas, a forma como você fala com o seu cliente através de textos, vídeos e áudios. Eles serão a base da sua comunicação.
Fique atento a essa etapa, pois esses elementos também definem quem é a sua marca diante da concorrência, indica posicionamentos e emoções. Sua marca é jovem? É moderna? É séria? É amadora ou demonstra experiência? Esses elementos são capazes de personificar a marca na memória do consumidor.
Uma vez que a sua marca consegue entregar uma experiência única ao cliente, desde a visita ao site até a entrega do produto, você conseguirá um bônus: a associação da marca às emoções positivas.
Destaque seu Produto
Começar uma loja virtual como dropshipping tem suas facilidades e vantagens, mas é comum que o mesmo fornecedor atenda também os seus concorrentes diretos. Pensando nisso, é importante investir no destaque do produto por meio da diferenciação.
Como posso diferenciar o meu produto?
Trabalhar com um produto que não se pode tocar será uma tarefa complicada para o dropshipper, mas ainda é possível fazer esse processo sem grandes dificuldades.
Invista em edição de imagens profissionais, utilizando plataformas como o photoshop, illustrator ou até mesmo o Canva. Solicite também algumas amostras ao fornecedor, utilizando como base para suas próprias campanhas.
Outra grande oportunidade está na descrição e nome de produtos. Muitos lojistas procuram não perder tempo com essa etapa, replicando nomes e descrições iguais ou semelhantes à concorrência. Dedique um pouco mais e use textos mais criativos.
Lembrando que a experiência na loja se estende até a entrega do produto, vale a pena verificar se existe a possibilidade do fornecedor enviar o produto com a cara da sua empresa. Não seria incrível?
Sua estratégia de Marketing é o toque final!
Agora que você já conhece um pouco mais sobre elementos importantes para construção da marca, chegou o momento de alinhar tudo a sua estratégia de marketing. Explore seus produtos, o potencial que cada um pode oferecer e como você pode começar a escalar com Google Ads, Facebook Ads e o Pinterest Ads.
Dominando o conhecimento de público, linguagem, identidade visual e sabendo destacar os produtos da concorrência, você pode criar campanhas melhores, poderosas e muito mais assertivas, evitando gastos com quem não tem relação ou interesse pelo que sua empresa tem a oferecer.
Suporte ao Consumidor
O atendimento ao cliente também é parte da sua estratégia de marketing, talvez um dos pontos mais importantes de todos os citados anteriormente.
Conversar ou tirar uma dúvida do cliente exige proximidade. Se a comunicação não estiver alinhada aos valores, posicionamentos e objetivos estratégicos da marca, seus esforços podem ter sido em vão. Um atendimento ruim pode prejudicar tanto quanto uma informação equivocada sobre o produto ou prazo de entrega, e reverter não é uma tarefa fácil.
Construir uma marca de sucesso pode levar tempo. Enquanto uns levam meses, outros podem levar anos para alcançar esse feito, mas tudo exige um planejamento a curto, médio e longo prazo.
Esperamos que essas dicas possam te ajudar nessa jornada, mas não desista no primeiro erro. Continue estudando, analisando e testando sempre que necessário. Acreditamos em seu sucesso!
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