Dropshipping é Promoção de Vendas? Descubra o que ainda não te contaram sobre o assunto!

Em 25 de Março de 2021
Dropshipping é Promoção de Vendas? Descubra o que ainda não te contaram sobre o assunto!

Com a enorme gama de possibilidades que o dropshipping pode oferecer aos novos empreendedores, o mercado cresceu rapidamente nos últimos anos. No entanto, devido a falta de regulamentação no setor, organizá-lo tem sido um grande desafio.

No entanto, justamente pela falta de uma legislação para o setor, muitos recorrem ao CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), em especial a ordem de número 7319-0/02 .

 

O que é o CNAE 7319-0/02?

O CNAE 7319-0/02 diz respeito a Promoção de Vendas, e compreende:

  • A promoção de vendas e a publicidade no ponto de venda (PDV);
  • A distribuição ou entrega de material publicitário, também conhecido como Fulfillment.

Por conta da falta de regulamentação própria, muitos recorrem a essa saída. Mas será que essa classificação está correta?

 

Entendendo o conceito de Ponto de Venda

Dentro do marketing tradicional, existem as técnicas clássicas de merchandising, que visam a apresentação de produtos específicos ao público dentro do ponto de venda.

É muito comum encontrar esse tipo de ação dentro de shoppings ou supermercados, com distribuição de materiais publicitários (panfletos, cupons/vales, brindes etc.). Dessa forma, impulsionamos a venda dentro do ponto específico.

 

Dropshipping é Promoção de Vendas?

Sabemos que muitos conceitos aplicados no marketing tradicional foram adaptados ao digital. Se antes existiam apenas as lojas físicas, hoje já existem os e-commerces e as diferentes formas de se vender na internet, além de muitas outras práticas que se adaptaram com o tempo.

Pensando dessa forma, é fácil acreditar que o que um dropshipper faz equivale à promoção no ponto de venda, porém, precisamos ter em mente que não existe ponto de venda digital, ele sempre será físico.

 

O Dropshipping na prática

Na prática, o processo de venda em Dropshipping funciona pela exposição de produtos de terceiros em seu site, onde você emitirá a ordem de venda e enviará para o fornecedor, que será o responsável pelo envio dos produtos, mas não se trata da promoção de vendas do fornecedor.

Assim, é certo afirmar que as classificações do CNAE não se aplicam ao dropshipping, pois não existe um ponto físico. Além disso, dentro da prática não é permitido abater o valor pago para o cliente. Você recebe apenas o lucro bruto da operação, por isso aderir ao CNAE pode trazer grandes riscos ao seu negócio.

Existem outras formas para se regularizar dentro do setor, como inscrever-se no Simples Nacional. Essa é uma grande alternativa para microeemprendedores que buscam obrigações tributárias mínimas, mas o ideal é que tenha sempre uma assessoria contábil ou jurídica de sua confiança para identificar o melhor regime tributário para a sua empresa.

 

Por Quezia Barbosa

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