Para desenvolver um bom planejamento estratégico e ter sucesso em sua empresa ou empreendimento, primeiro, é necessário entender o comportamento e a jornada do consumidor.
Por quais etapas o consumidor passará antes de comprar? Como vou converter o meu visitante em lead? Quais as boas práticas para convencê-lo a fechar um acordo com a minha empresa? Esse é um estudo que aprofundamos a partir do funil de conversão.
O que é um Funil de Conversão?
O Funil de Conversão é uma técnica utilizada para definir o perfil de cada cliente, desde a visita inicial no site até a aquisição de um serviço ou produto vendido pela empresa.
Com tanto conteúdo sobre o assunto, o conceito de funil de conversão é facilmente confundido com o funil de marketing, mas existem algumas particularidades que os diferem.
A função de um funil de marketing é definir a jornada do consumidor, desde a descoberta do problema, passando pela busca por uma solução, conhecimento da marca, avaliação das alternativas e, por fim, a venda do produto ou serviço.
Já o funil de conversão, tem como objetivo definir os estágios de conversão, desde a atração para a sua solução até a aquisição.
Entendendo cada estágio do Funil de Conversão
Para entender e otimizar o funil de conversão, precisamos entender as características de cada estágio e o que eles representam.
Lead
No topo do funil, encontramos o Lead, que são os potenciais clientes da empresa, aqueles que manifestaram um interesse por sua solução. Utilize uma boa estratégia para atrair esse cliente potencial, que tem maior disposição para preencher dados em landing pages em troca de materiais com conteúdo específico, como e-books, webinars, pesquisas, entre outros.
MQL (Marketing Qualified Lead)
Uma vez que você conseguiu capturar leads qualificados com a sua landing page, chegou o momento de nutrir com novos conteúdos, incentivar a imersão no universo da sua empresa, entender ideias e conceitos úteis e que podem ser solucionados por sua empresa.
Em outras palavras, você criará um conteúdo que vai preparar o consumidor para comprar o seu produto ou serviço, o último estágio do funil de conversão.
SQL (Sales Qualified Leads)
Agora que você definiu que o possível consumidor já está preparado para comprar o seu produto, chegou o momento de convertê-lo para o último estágio do funil: a venda.
É comum que a maior parte do processo seja realizada com auxílio do email marketing, mas agora é a vez dos vendedores entrarem em ação, contatando o SQL para oferecer o produto final ou a oferta de valor e, enfim, efetuar a venda.
É preciso atenção para que esse estágio não coloque tudo a perder. Procure não ser invasivo, o vendedor chato e inconveniente, pois pode colocar a estratégia em jogo, dificultando a conversão.
Assim, chegamos ao final deste artigo. Acreditamos e esperamos que essa metodologia possa ajudar a criar uma estratégia de marketing sólida, aumentando as taxas de conversão dentro do negócio de acordo com os estágios da jornada do consumidor.
Se você ainda quer continuar aprendendo mais estratégias para atrair novos clientes, conheça o Inbound Marketing (Marketing de Atração) e aprenda a potencializá-lo para conquistar novos leads.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!