“Gerar leads qualificados é um processo desafiador.”
É comum ouvirmos essa afirmativa, pois captar o lead ideal para o seu negócio requer esforço e dedicação. Você conhece, entende e saber como aplicar as boas práticas de marketing digital? Se a resposta foi negativa, isso certamente pode estar interferindo na conversão de visitantes em leads qualificados.
Relaxe e aproveite a leitura, pois nesse artigo vamos desmistificar como gerar leads qualificados usando Landing Pages. Confira!
Entenda o Funil de Vendas
Antes de começar qualquer campanha, dedique um pouco de seu tempo para entender o que é o funil de vendas. Sim, o famoso funil de marketing. Ele será importante para determinar:
Com esse conhecimento, você poderá criar soluções mais assertivas para apresentar o seu produto para a sua persona.
Mas como funciona o funil de vendas?
Imagine um pequeno funil, como um suporte para coar o café que temos em toda casa tradicional brasileira. A única diferença é que, em vez de bebidas quentes, temos pessoas atravessando por três etapas: topo (descoberta), meio (consideração) e fundo do funil (decisão). Ainda confuso? Vamos detalhar melhor esse processo.
Iniciando a jornada do cliente, passamos pelo topo do funil. A pessoa identificou um problema, uma necessidade. Ainda está longe de fechar um pedido, mas foi atrás de uma informação e encontrou um conteúdo em seu site, como um ebook com “5 dicas infalíveis de marketing para microempreendimentos”, disponível em sua landing page.
Após ler muito a respeito do conteúdo, ela passa a considerar a necessidade de “novas ferramentas de marketing”, algo como o produto que você vende. No meio do funil, você aprofundará os conhecimentos da sua persona, vai interagir com posts, lives e webinars. Quando a persona entender que você tem exatamente o que precisa, ela chegou ao fundo do funil. Esse é o momento de decidir e fechar a compra.
Apesar de descrever de forma linear, cada cliente interage de forma diferente com esse processo. Eles podem, por exemplo, ir do topo ao final, ou do meio ao topo. O fato é que, além de poupar mal investimento, entender cada uma das etapas e o esforço que deve dedicar a cada uma ajudará a atrair leads mais qualificados e com melhor potencial de compra do produto.
Crie material relevante
Após pensar na campanha e o objetivo a ser alcançado com a Landing Page, pense no material que você divulgará, pois é através desse conteúdo que o cliente vai conhecer o seu nível de autoridade no assunto e definirá a expectativa de informações vai conseguir em seu site.
Lembre-se que um material relevante para a persona é o que motivará o preenchimento de formulários em sua Landing Page. Em um exemplo simples, podemos afirmar que um cozinheiro amador pode não estar interessado em dicas de marketing digital, mas o conteúdo pode ser útil para o microempreendedor que deseja expandir o próprio restaurante.
Entenda o público alvo
Leads: onde vivem? Em que trabalham? Como respiram? Com quem moram? Tudo isso você saberá após desenvolver a sua pesquisa de perfil do consumidor.
Conhecer a identidade do seu cliente, a forma como ele pensa e interage com o mundo servirá como apoio para a criação de campanhas e conteúdo que serão apresentados nas Landing Pages. Uma vez que temos conhecimento do perfil do cliente, abrimos espaço para uma comunicação mais assertiva, interagindo com o público certo e resultando no sucesso da sua loja.
Ainda sobre o exemplo anterior, saber se o cliente que busca as “dicas de marketing digital” tem um nível básico ou avançado será fundamental para manter o interesse no conteúdo apresentado. Informações básicas demais podem não ser interessantes para um especialista em marketing, assim como o conteúdo avançado demais pode impactar no bom entendimento de um novato. Conheça o público para desenvolver o conteúdo certo.
Atualize as landing pages
Do iniciante ao mais experiente, ninguém pode contrariar: um conteúdo de marketing criado no verão de 2015 pode não estar tão próximo da realidade de 2020. O mercado é volátil.
Para atrair leads qualificados, é necessário que haja manutenção frequente das Landing Pages. Apresentar cases recentes, otimização da página e cuidados com o visual desta seção do site são um grande diferencial, afinal, a primeira impressão é a que fica.
Aqueles que já usavam a internet em 2010 com certeza já tiveram contato com páginas com poluição visual, textos longos e formulários cansativos, onde o excesso de informações gerava confusão nos usuários.
Hoje, damos preferência ao que é ágil, o moderno e de fácil compreensão. A Landing Page deve facilitar a decisão do usuário de tomar o próximo passo, que pode ser a compra do produto ou preenchimento dos dados para que você possa interagir com conteúdos exclusivos.
Ah, e o conteúdo também deve ser atualizado, hein?! Apresentar um ebook com dados de estudos com mais de 10 anos e sem atualização pode não ser relevante para o expectador.
Divulgue a Landing Page
Parece óbvio, mas… realmente é. Agora que você já criou a sua Landing Page, é preciso divulgar o conteúdo, fazer com que ele chegue ao seu cliente em potencial. São diversas alternativas para fazê-lo, como:
O seu lead não será impactado sem que haja um esforço mínimo para que ele tome conhecimento da existência de sua Landing Page. Planejar uma campanha com qualidade é fundamental para obter bons resultados de tráfego em seu site.
Hora de pôr em prática!
Agora que você já chegou ao final deste artigo, que tal começar a aplicar as boas práticas para converter visitantes em leads qualificados com Landing Page? Planeje a sua campanha e o conteúdo de acordo com o perfil da sua persona, explorando diferentes formas de divulgação.
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