Uma landing page, também conhecida como “página de destino”, é uma seção do site projetada para converter visitantes em leads.
Podem ser usadas para capturar informações sobre os visitantes do site em troca de experiências ou conteúdo de marca. Isso inclui e-books, boletins por e-mail, cursos on-line, eventos do setor, testes gratuitos de produtos, venda de produtos, etc.
Sua estrutura tradicional é composta por:
Uma boa landing page é focada em um fluxo específico de tráfego. Para exemplificar, utilizaremos uma campanha que promove um e-book por email marketing. Basta clicar em um link disponível no documento para ser direcionado a uma landing page, uma página de interesse exclusivo das pessoas que gostariam de obter o e-book.
Quanto ao e-book, considere que não é qualquer arquivo, mas sim um documento planejado e que também possui informações estratégicas sobre um tópico de interesse do seu público, atendendo o objetivo principal de uma landing page, que é a conversão de uma porcentagem maior de visitantes em leads, além de uma lista quente de pessoas interessadas no seu conteúdo.
Existem muitas maneiras de utilizar a landing page, proporcionando diferentes experiências. Confira algumas das possibilidades para você iniciar um relacionamento com seus futuros clientes:
Ebooks
Se você escreveu uma postagem de blog que apresenta um tópico relevante para o seu público, pode satisfazer interesses mais profundos neste tópico, aprofundando o assunto em um ebook. Usando uma landing page, você pode "bloquear" esse recurso por trás de um formulário de captura de leads para que as pessoas façam o download.
Assinatura por e-mail
Digamos que você escreva muito conteúdo do blog sobre um tópico semelhante. Além de poder desenvolver um E-book com detalhes específicos, você também pode oferecer aos seus leitores uma newsletter por e-mail, onde eles podem se inscrever para obter o conteúdo mais recente do seu setor.
Dica: use um CTA (call to action) para convidar os leitores a se inscreverem no seu blog. Esse CTA pode ser vinculado a uma página de destino separada, na qual eles inserem as informações de contato, alimentando a sua base de e-mails.
Inscrição no Curso Online
Para aqueles que fazem parte do setor educacional ou oferecem certificações baseadas em habilidades para o seu público, os cursos on-line também devem ter suas próprias landing pages.
Usando essas páginas, você pode convidar novos alunos para se inscrever em suas aulas, coletando informações que podem levar a um relacionamento com o cliente que vai além dos cursos oferecidos por você.
Avaliação gratuita de um produto
Oferecendo às pessoas uma demonstração gratuita do seu produto? Sua oferta de demonstração pode usar sua própria página de destino. Leve os usuários a uma página onde eles podem se inscrever para uma avaliação gratuita do seu software usando nome, endereço de e-mail, cargo e qualquer outra informação que considere necessária para proporcionar a melhor experiência ao cliente.
Download do aplicativo
O desenvolvimento de um aplicativo móvel para o seu produto não apenas melhora a experiência do cliente, mas também oferece outro caminho para capturar leads do seu público. Uma landing page otimizada para leads e que convida os usuários a baixarem um aplicativo é bastante comum na comunidade de criadores de aplicativos.
Se você estiver trabalhando duro para direcionar tráfego para seu site, não ignore as estratégias de conversão de leads e aproveite as possibilidades incríveis que o landing page pode oferecer.
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