Potencializando o Inbound Marketing com Landing Pages

Em 30 de Novembro de 2020
Potencializando o Inbound Marketing com Landing Pages

Com o avanço das novas tecnologias da informação e da própria internet, apenas vender um produto não é o suficiente para o novo modelo de consumidor. Ela - a internet - tem ajudado muitas empresas e, paralelamente, evidenciou que também existe uma vasta concorrência no mercado.

E a concorrência, é ruim? Não, de modo algum. Na verdade, ela é produtiva pois incentiva produtores, microempreendedores e empresários a pensarem cada vez mais em uma boa estratégia de marketing, que seja eficiente e capaz de chamar a atenção do público que está cada vez mais seletivo.

Mas, você com certeza já deve ter pensado assim: “será que existe uma estratégia onde eu possa atrair o cliente ao invés de ‘correr atrás’ dele?” Por mais incrível que pareça, sim, essa estratégia existe e é o tema do artigo de hoje. Vamos lá?!

 

Senhoras e senhores, conheçam o Inbound Marketing

Se você caiu de paraquedas no mundo do marketing digital e procurou conhecer algumas técnicas básicas de atração e retenção de leads ou cliente, com certeza já ouviu falar no famoso Inbound Marketing.

 

Afinal, o que é o Inbound Marketing?

Também conhecido como “marketing de atração”, essa estratégia é unir outras para chamar a atenção do lead através de conteúdo de qualidade, alimentando uma possível afinidade entre marca e consumidor.

Parece simples, mas não se engane, pois a velocidade de aceitação da ideia de produto ou serviço pode variar entre pessoas ou grupos.

 

Qual a diferença do Inbound e do Outbound Marketing?

Se o título lhe surpreendeu, saiba que é isso mesmo: além do inbound, existe o Outbound Marketing. Mas pode respirar fundo, pois tenho certeza que essa estratégia você já conhece melhor.

O Outbound Marketing não é nada mais do que a forma tradicional de atrair clientes por meio do marketing digital. Mas sim, existe diferença entre ambas as estratégias.

O Outbound Marketing é uma estratégia baseada na interrupção. “Pare tudo o que estiver fazendo para conferir essa promoção”, sem permissão ou continuidade da mensagem. É muito comum ver esse tipo de campanha em emissoras de televisão, os espaços para anúncio.

Já o Inbound Marketing, é conhecido por ter uma comunicação aberta, com foco total em iniciativas e interações com o público. É por meio dessa interação que a marca conquista seu engajamento, relevância e autoridade. Nessa estratégia, o próprio público se permite interagir com a empresa, abrir discussões, compartilhar e opinar, gerando feedbacks instantâneos.

 

Usando Landing Page no Inbound Marketing

Certo, e onde entram as Landing Pages no Inbound Marketing? Como mencionamos antes, o inbound é baseado em permissões. Ou seja, o público concorda em participar e interagir em troca de um benefício, que pode visar lucro ou apenas uma experiência. É aí que entram as Landing Pages.

As famosas páginas de aterrissagem podem realizar a conversão de visitantes em leads de duas formas:

Direta: quando o cliente passa mais rápido pelo funil de vendas, solicitando orçamentos ou reservas, por exemplo.

Indireta: quando o cliente fornece dados em troca de produto ou serviço gratuito em uma Landing Page, iniciando a passagem pelo topo do funil.

Acredito que você já começou a entender a conexão entre o Inbound e as Landing Pages, não é verdade? Mas vamos continuar para esclarecer melhor o assunto.

 

Engajamento e Conversão de Leads

De um jeito simples, a lógica matemática nos explica: quanto mais engajamento positivo, maiores são as chances de conversão.

Uma forma de conquistar o engajamento perfeito está na quantidade de comentários, onde os algoritmos das próprias redes sociais favorecem a publicação. Mas porque “engajamento positivo”? Como você já deve imaginar, se a maior parte dos comentários foram negativos, afetará diretamente na percepção desse novos usuários. É um papel da empresa se posicionar para converter a situação e manter o bom relacionamento com os novos usuários.

O uso das Landing Pages também é importante para ampliar essa base de leads e seguidores da marca, afinal, elas podem aumentar consideravelmente o número de visitantes que possuem interesse no produto ou serviço que está sendo oferecido. É importante pensar também na experiência do usuário em todas as plataformas, já que um site responsivo têm influência direta na conversão.

 

Estão prontos para aumentar a conversão na sua estratégia de Inbound Marketing com as Landing Pages? Deixe seu comentário e conta pra gente o que achou!

 

Por Quezia Barbosa

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