Quer empreender? Conheça 4 diferentes tipos de estratégias com lojas virtuais!

Em 26 de Abril de 2021
Quer empreender? Conheça 4 diferentes tipos de estratégias com lojas virtuais!

Se você é desses que caiu de paraquedas e decidiu começar o próprio empreendimento após um sonho maravilhoso ou algo do tipo, esse artigo foi feito especialmente para você. Mas se você estiver aqui por mera curiosidade, não se preocupe: seja bem-vindo e aproveite bem a sua leitura, pois você não vai se arrepender.

 

Primeiro, o que é um E-commerce?

Mesmo que você não saiba como funciona um, com tanta tecnologia e sites disponíveis no mercado, tenho certeza que você já interagiu com algum em determinado momento. Um “E-commerce” não é nada mais do que uma loja virtual.
Esse site adaptado e totalmente estruturado para lhe apresentar produtos e serviços possui um planejamento especial para efetuar as compras, vendas e, dependendo do caso, até promover negociações entre cliente e lojista. Uma vez que a compra foi finalizada, é a vez da empresa entrar em ação e fornecer o produto ou serviço.

 

Quais são os tipos de E-commerces que existem?

Se essa pergunta parece estranha, esse artigo realmente é necessário. Para o cliente, as lojas virtuais tendem a ser muito semelhantes, afinal, vêm apenas a vitrine, as formas de pagamento e o produto a ser recebido.

Já na visão do lojista, as coisas podem ser um pouco diferentes. Uma loja virtual pode ser construída de diversas formas, até mesmo sem um estoque - sim, é isso mesmo!

A seguir, conheça mais sobre as diferentes estratégias de vendas em lojas virtuais.

Dropshipping

O Dropshipping é uma estratégia recente no mercado, mas tem conquistado cada vez mais espaço e atenção entre os novos empreendedores.

Nesse modelo de gestão de vendas, o lojista consegue vender sem a presença de um estoque, não sendo o responsável direto pelo envio. Após finalizar a compra, a nota fiscal é encaminhada ao fornecedor, que deve finalizar com a parte logística.

Em outras palavras, você se torna responsável somente pela plataforma e estratégias de marketing para impulsionar as vendas do seu e-commerce.

 

Marketplace

Já o Marketplace, funciona como um tipo de galeria, um conjunto de vendedores que buscam por espaço para oferecer seus produtos e serviços. Sites amplamente conhecidos, como a Amazon e o Mercado Livre são grandes exemplos desse modelo de negócios.
E para quem pensa que o marketplace se aplica somente para lojas varejistas e atacadistas, está enganado. Muitos dos aplicativos que usamos no dia a dia, como o iFood, Uber, AirBnB e semelhantes, que oferecem hospedagens, serviços de restaurante, locação de veículos entre outros, também podem ser considerados como Marketplace.
É possível alugar um espaço no marketplace de duas formas: na primeira, o cadastro pode ser feito gratuitamente, em troca de uma comissão de pós-vendas; ou realização de um pré-pagamento, uma forma de garantir o aluguel do espaço. O lojista fica responsável somente pelos processos logísticos.

 

E-commerce Alugado

Nesse novo cenário, o empreendedor tem acesso a sistema e templates prontos, sendo necessário fazer apenas o cadastro dos produtos que você venderá.
Diferente do Marketplace, onde você competirá diretamente com outros lojistas, no e-commerce alugado o espaço é reservado somente para a sua loja. O pagamento também é feito previamente, podendo variar de acordo com o site escolhido. O mais comum é que a mensalidade seja proporcional a quantidade de vendas realizadas no site.
Fique atento: nesse modelo, há maior dificuldade para migrar informações para novas plataformas. Ou seja, caso decida desenvolver a loja com outra empresa, é possível que tenha que começar do zero.

 

E-commerce Próprio
Por último, temos o item mais conhecido da lista, que são as lojas virtuais próprias - tudo feito, controlado e gerenciado por sua empresa.

A maior vantagem dessa estratégia está no controle total do seu negócio, sem necessidade de pagamento de mensalidades. É possível ter ciência do estoque, necessidades de reposição e ficar por dentro de cada processo, desde a venda até a entrega dos produtos. No entanto, diferente do Dropshipping, por exemplo, a existência do estoque e espaço adequado para realizar todo o processo é necessário.

Diferente dos outros modelos, o E-commerce  próprio é o que mais exige um conhecimento de todas as atividades, já que todo o processo dependerá exclusivamente da loja.

 

Já sabe dizer qual é o seu modelo favorito? Em todos os casos, as landing pages e as estratégias de marketing são capazes de alavancar o negócio, aproximando ainda mais a empresa e o cliente. Esse é o seu momento de conquistar o sucesso. Agora, mãos à obra!

 

Por Quezia Barbosa

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